quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Uma breve historia do Surf




Não se tem registro exato do inicio do surf mas seu começo remete a milhares de anos atrás. Sabe-se que 200 anos antes de Cristo já se faziam pranchas de surf de madeira maciça.

É possível que o surf  tenha começado por alguns pescadores da polinésia  que aproveitavam a força das ondas como uma forma de voltarem com seus caiaques até a praia, ou até quem sabe deslizando com o próprio corpo nas ondas, como se faz hoje em dia no chamado surf “jacaré”

O certo é que em determinado momento este ato de deslizar nas ondas se transformou em um jogo ou diversão para os momentos de lazer. 

Sabe-se que as pranchas de surf primitivas eram muito grandes e eram esculpidas em madeira vermelha maciça e sua forma rústica fazia com que apenas fossem em linha reta e devido ao seu tamanho e peso elevados tinham que ser carregados por 2 ou 3 pessoas.

No princípio o surf era um esporte destinado somente a elite e a nobreza e era praticado em praias  e pranchas destinadas somente para a nobreza.

 Houve um tempo em que os reis eram escolhidos devido à coragem de surfar ondas gigantes (daí o nome de esporte dos reis) e quanto maior a prancha maior era a importância desta pessoa na sociedade.

Somente após muito tempo o surf  foi deixando de ser um esporte sagrado e passou a ser praticado pelo povo.

Historicamente o  surf foi descoberto em 1778 pelo Capitão James Cook quando este descobriu o Hawaii.

Durante a colonização e após a chegada dos missionários para as ilhas do Hawaii o surf foi muito mal visto devido ao fato de homens e mulheres surfarem juntos  e com roupas apertadas, os missionários ficaram apavorados com a cena pois segundo eles isto era contra  a moral e os bons costumes, e foi então que a pratica do surf foi proibida na região , e lentamente o numero de praticantes foi diminuindo fazendo o esporte perder expressão e quase desaparecer.

Mas por volta de 1900 alguns havaianos de Waikiki começaram a surfar novamente apenas por hobby e diversão e no ano de 1907 após uma visita a ilha Jack London publica o livro A Royal Sport: Surfing in Waiki que teve papel determinante na divulgação e crescimento do esporte no mundo todo.


A partir daí o surf não parou de evoluir e se popularizar, e o maior fator desta popularização se deve a evolução da forma e materiais de fabricação das pranchas de surf fazendo com que cada vez mais elas ficassem mais leves e manobráveis.

A grande evolução das pranchas de surf se deu depois da introdução do poliuretano por  Gordon Clark e Hobie Alter em meados dos anos 50 fazendo com que as pranchas ficassem menores e mais leves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário